Calçado

O tipo de calçado escolhido tem de ser cómodo, pois os pés do caminheiro são o elemento básico a proteger, quer do frio quer da humidade. Ao comprar as suas botas para caminhar não se esqueça de comprar um numero acima do que habitualmente usa, Ao usá-las deve calçar dois pares de meias umas grossa e umas finas, para evitar as bolhas nos pés. Também convém fazer a compra do calçado durante a tarde já que os pés estão um pouco mais inchados do que de manhã Nunca mas nunca utilize calçado novo num passeio ou caminhada, faça sempre uma adaptação uns dias antes de qualquer actividade.

 

Sapatilhas Desportivas - Mais conhecidas por ténis, devem destinar-se a passeios em zonas secas e pouco acidentadas, caso contrario devem ter um bom desenho na sola para facilitar a aderência ao terreno e serem impermeáveis.

 

Botas de Trekking - Este tipo de calçado é o mais indicado para a pratica do Pedestrianismo, mais conhecido por passeios pedestres. As botas devem ser resistentes, impermeáveis e baste cómodas, geralmente são confeccionadas em lona grossa ou pele contendo uma matéria conhecida por gore-tex (é um tecido sintético, micro poroso e impermeável que permite a transpiração). Geralmente são indicadas para qualquer tipo de terreno.

  

Botas de Montanha - Geralmente este tipo de calçado é utilizado em alta montanha e só em condições extremas, pelo facto de caracterizarem-se pela grande dureza e rigidez da sola, tornando-se difícil a sua adaptação ás condições da prática do Pedestrianismo ou Trekkin, não esquecer que com este tipo de calçado, se não se fizer uma adaptação prolongada os seus pés serão alvo de ferimentos por atrito e as bolhas são inevitáveis.

 

 

2024 Associação Amigos de Vila Nova