Vestuário

Na escolha do vestuário, para a prática de passeios pedestres, há que ser prático, e ter em atenção, a comodidade, o peso, a protecção contra o frio, a humidade e o vento, quer no Verão quer no Inverno.

 

O Casaco - Ou anoraque, convém que seja uma peça isoladora, que proteja do vento e da chuva, que seja folgada para que proporcionem comodidade e permita boa liberdade de movimentos. Esta peça deve ter vários bolsos, quer no interior, quer no exterior de preferência com fechos de correr ou velcro para maior segurança.

 

 

As Calças - Devem ser folgadas para não nos prender os movimentos, devem ser resistentes, ultraleves e que deixe passar a expiração. Para condições muito frias opte por calças de tecido polar, ou mesmo calças de treino de algodão, que funcionam como um bom isolador térmico.

 

 

 

 Os Pólos - Conhecidos como a segunda camada são ideais, quer para o verão como para o Inverno, de preferência devem ser de malha polar, em virtude de ser um bom isolamento térmico, ser muito leve e de terem uma manutenção pouco delicada.

 

 

Roupa Interior - As peças que estão em contacto com a pele convém que sejam de um material que não absorva a humidade, mas sim que a repele, como as fibras, embora as peças de algodão sejam muito confortáveis mas absorve a humidade e leva muito tempo a secar. 

 

 

As meias - Deve calçar um par de meias de algodão fino e um par de lã grossa (de preferência sem calcanhar e sem costuras), para que o ar possa circular entre as botas e os seus pés, e assim evitar que se forme as características bolhas.

 

 

  

O Chapéu - De preferência com pala para se proteger do sol, independentemente da sua cor, feitio ou estilo.

 

 

 

O Gorro - Para aqueles dias de muito frio, principalmente de lã.

 

O Impermeável - Indispensável para dias de muita chuva.

2024 Associação Amigos de Vila Nova