Orientaçao
O primeiro passo no sentido de uma orientação com êxito é saber ou determinar onde nos encontramos, durante um passeio pedestre, como tal devemos possuir algum material indispensável á sua realização, caso não possua-mos este material, poderemos optar por um guia que nos guie durante o decorrer deste.
 
 
 

 Os Mapas - Existe uma grande variedade de mapas com escalas e finalidades distintas, sua escolha depende da finalidade e uso de que necessitamos. A finalidade de um mapa é a representação gráfica de uma extensão de terreno sobre um plano. Através dele sabemos onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. Os mapas para a pratica do pedestrianismo ou caminhadas, são as cartas topográficas na escala 1/25000, estas cartas são editadas pelos Serviços Cartográficos do Exercito e Instituto Geográfico e Cadastral.

 

 

A Bússola - É um importante instrumento que serve para determinar e medir direcções e ângulos. Apresenta-se sob diferentes formas e estilos, desde simples modelos, como uma simples caixinha com uma agulha magnética suspensa livremente pelo centro de gravidade indicando o norte, caso não haja um campo magnético por perto. 

 
  

  O Altímetro - É um instrumento para determinar a altitude em que nos encontramos em relação ao nível das águas do mar. 
 

 

    

 Porta Mapas - São uma protecção para os mapas, evitado o gesto de sucessivamente dobrar e desdobrar, o que causa o maior desgaste destes, e ao preço a que estão é melhor protege-los.

 

    

 GPS - GPS é a sigla de Global Positioning System é um sistema desenvolvido pelo exército americano para a obtenção de coordenadas por meio de satélites. É um instrumento, que por triangulação entre os satélites disponíveis, pode dar com grande exactidão a sua localização.

 

 

O Pedómetro - É um instrumento para determinar a distancia percorrida (mais conhecido por contador de passos)




  

 Os binóculos - Devem ser bastante luminosos e leves, podem ser muito úteis quando se pretende encontrar um carreiro, um refúgio ao longe ou observar a fauna e a flora


2024 Associação Amigos de Vila Nova