Material de Acampamento

Devemos ter em conta o tipo de material a levar , tendo em consideração o número de dias em que acampamos e as condições climatéricas, ao pretender-mos fazer uma caminhada que perdure dois dias e uma noite, e as condições climatéricas o permitirem, poderemos excluir a tenda, pois é uma peça de equipamento mais pesada, assim poderemos dormir só com o colchão e o saco - cama. Mas para vários dias de marcha, teremos de ter em conta algum conforto, pois um bom sono é indispensável para a continuação do percurso. Tenha em atenção o tipo de material a escolher pois o factor peso é muito importante, pois terá de o levar ás suas costa, nalguns casos durante vários dias.

 

 

 

A Tenda - É um acessório indispensável ao caminhante de longa duração, deve ser leve e robusta, de preferência com duplo tecto, para zonas bastantes húmidas e chuvosas, de preferência igloos, ou tipo túnel em virtude de serem mais resistentes ao vento e à chuva, mas também mais fáceis de montar.

 

 

 

O Colchão - Os mais conhecidos são os semi - rígidos fabricados em espuma de grande densidade, são bastante leves, isolam o frio do chão e dos declives do relevo. Mas existe os pneumáticos que quando cheios ocupam o mesmo que os anteriores, são bastante confortáveis, isolantes e ocupam pouco espaço depois de esvaziados.

 

 

 

O Saco Cama - Existe dois tipos, os de penas ou os de matéria sintética, este último tem a vantagem de ser insensível à humidade, enquanto que os de penas perdem toda a sua eficácia quando molhados. A opção depende se teremos a necessidade de dormir muito quentes, verdadeiramente é só em montanha ou no Inverno que tal se afigura.

 

 
 

A Cobertura de Sobrevivência - É uma folha, de matéria plástica aluminizada e bastante leve, que mede aproximadamente 1,50m por 2,5m, pesando cerca de 60g a 100g. Estas coberturas de sobrevivência tanto protegem do frio como do sol, e em muitos casos podem substituir a tenda, no caso de passeios de dois dias e assim não a teremos de levar, pois poderemos caminhar mais leves.

 

 

A Lanterna - A minha opção vai para as que possamos colocar na cabeça, assim possibilita-nos termos as mão livres para executar-mos qualquer tarefa.

 

 

 

 


 

O Machado - Deve ser pequeno e robusto serve para cortar lenha para a fogueira e para enterrarmos as estacas da tenda no solo, substituindo o martelo.

 
 
2024 Associação Amigos de Vila Nova